sexta-feira, 13 de março de 2009

PERFIL DESTE BLOG

Apresentado o meu perfil pessoal, devo informar que o perfil do meu blog é o mais liberal possível, ou seja, de tudo há de se tratar aqui, de forma democrática e respeitosa, não importando credo, raça, sexo, religião e nem posição social e política partidária. Na verdade tenho a pretensão de me encher de mais e mais conhecimentos, o que certamente obterei com a participação de todos vocês, cabendo destacar que não tenho a intenção de me afigurar como professor de ninguém, malgrado não exitar em mostrar conhecimento sobre determinado assunto, se necessário for para usar esse expediente como força de argumento na defesa de alguma tese ou posição.

Dentro desse espírito, atrevo-me a informar o significado da palavra HIPOCRISIA, sem não antes revelar que o nome do meu blog foi inspirado na figura de um certo conhecido, significando então, segundo a http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrisia: A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

Entretanto, se vocês querem conhecer o significado de hipocrisia na vertente político-social- e que achei super interessante - acessem o endereço do ilustre professor Ivo Lucchesi: www.facom.ufjf.br/lumina. Uma lição verdadeiramente maravilhosa e enriquecedora sobre hipocrisia.

Tenho certeza que vocês irão gostar.

Para finalizar, acho que todo o ser humano nasce com uma certa dose de hipocrisia, como se fosse uma espécie de pecado original. O problema é quando essa dose ultrapassa o mediano, tal como se sucede nos meios políticos partidários, com as devidas exceções, o que então vem causar preocupação, porque aí a coisa vira doença, merecendo, pois, tratamento urgente, tal como me parece necessitar o Poder Político em nosso país, seja a nível municipal, estadual e federal.


Então ...XÔ HIPOCRISIA

Abraços a todos

Orlando Sá














5 comentários:

  1. Realmente o q foi "dito" aí é a realidade, concordo ainda mais com a idéia de que todo (ou quase todo) ser humano nasce c/ esse defeito. O que não significa q devemos nos acomodar, e sim buscar sempre minimizar esses nossos males naturais.
    Quanto a esse mal na política, parece que muitos defeitos humanos são exaltados quando um indivíduo ganha algum tipo de poder sobre os demais. Por isso aquela máxima que diz algo parecido com: "Para conhecer um homem, de-lhe poder."

    ResponderExcluir
  2. Amigo Orlando Sá, em primeiro lugar quero parabenizar os leitores do seu blog, que terão como a postagem acima o melhor dos comentários e denúncias dos verdadeiros hipócritas de nosso Município.
    Grande abraço
    Fernando Torres

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vindo companheiro Orlando, saudações e um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amigo Orlando pelo blog.

    Na medida do possível estarei acompanhando.

    Abraços e até mais!

    Herval Guimarães

    ResponderExcluir