terça-feira, 5 de maio de 2009

Saudações rubro-negras a quem de direito.

Vocês já notaram que é difícil a torcida do Mengão não gritar É CAMPEÃO...!!!! ao menos uma vez por ano? Mas, fazer o quê? Tem gente que vota até em uns garotinhos da vida! Portanto, torcer para outro time não é um engano tão absurdo assim.

PROTÓGENES. A QUEM REALMENTE QUERIA SERVIR?

Meu amigo Fernando Torres, não estou ainda bem certo se os atos e procedimentos adotados pelo Delegado respeitaram a ética, a Constituição Federal e as leis penais. Uma coisa é irrefutavelmente certa. Que ele descobriu coisas inimagináveis e gravíssimas, isso descobriu. Fatos cuja gravidade, ouso dizer, que se reveladas com provas põem em risco a própria República. Se os meios investigativos foram idôneos ou não, isso é outra coisa, valendo lembrar que nesse caso os meios não se justificam para alcançar o fim legalmente almejado, afinal existe o sigilo da vida privada garantida pela Carta Política que tem que ser respeitado custe o que custar. Ora, não estamos mais sob a luz do Estado de Direito?
Está o Ministério Público investigando se houve crime na conduta funcional do Delegado?
Cadê a CPI para apurar os fatos ilícitos denunciados pelo Protógenes em suas entrevistas? Essa, amigo, acho que não sai nunca. Nem que a vaca tussa tal CPI ocorre, até porque existe o risco de quase todos os deputados e senadores se autocassarem, ao término de tal CPI, tão grande é o envolvimento desses senhores com os demais vendilhões do país.

A CPI só seria realizada se nós, cidadãos brasileiros, manifestássemos indignação e tomássemos atitude de pressão política contra o Congresso, coisa que também não vai acontecer.
Parece que nós brasileiros somos um povo singular. Repare só quando um reporte entrevista alguém na rua sobre aumentos exagerados da mensalidade escolar, ou sobre o aumento de combustível ou aumento de impostos, ou sobre os péssimos atendimentos das empresas telefônicas, de fornecimento de água, luz etc. Inobstante expressar algumas palavras de desagrado com o fato que motivou a pergunta, o entrevistado está sempre de sorriso aberto, dando a impressão que o combustível adulterado, por exemplo, é apenas uma sacanagem do canalha que fez aquilo. Via de regra o entrevistado dá sempre a impressão de que está até achando graça do abuso, da fraude, da mentira, do crime, do desrespeito, da esperteza, da falta de educação etc. A porrada ta cantando no lombo e o brasileiro acha engraçado. Eu queria ser repórter por um dia, só pra fazer uma segunda pergunta: Senhor(a), está rindo do quê? Será que é por tais comportamentos que os argentinos nos chamam de “macaquitos”?

Abraço a todos.

3 comentários:

  1. Orlando, belo retorno, seus comentários são irretocáveis.
    Grande Abraço
    Fernando Torres.

    ResponderExcluir
  2. Pai, acho que é por isso, sim. O povo brasileiro se comporta como um bando de "macaquitos", acreditando que "as coisas são assim mesmo e não há nada que possamos fazer". Não sei se um país assim tem jeito, não. Lembrei da propaganda do Marcos Palmeira, não sei se vc viu: ele bebendo com os amigos, chega uma moça e chama atenção sobre a atual crise mundial e eles começam a cantar um samba "tristeza, por favor vá embora..." Até entendo que o objetivo da propaganda era outro, mas acaba refletindo bem como os brasileiros se comportam, preferindo ignorar as coisa que estão erradas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Caro Orlando

    Eu de cara, agradeço a saudação, com o meu coração Rubro-Negro cheio e alegria e orgulho.

    Também feliz por ver atividade no blog, que sempre acesso na esperança de ver novidades e alvíssaras, vi novidades.

    Quanto à CPI, também acho que ela não sai, por essas ponderações que você colocou e também por entender que a forma meio nebulosa com que o delegado obteve as provas, acabariam por ser questionadas judicialmente o que invalidaria qualquer resultado prático da CPI. As escutas que nortearam o inquérito, foram feitas muitas delas ao arrepio da lei e Lei é para ser respeitada, sob pena de retrocedermos à um estado de coisas que muito transtorno causou à sociedade civil.

    De qualquer forma, bem-vindo de volta à blogosfera Orlando. Forte abraço e continue ativo.

    ResponderExcluir